Ter, 28 de setembro de 2021, 16:03

Ministro da Educação inaugura Unidade Materno-Infantil do HU-UFS
Próximo passo é garantir a contratualização com o gestor local do SUS para o pleno funcionamento dos serviços
Solenidade contemplou a inauguração da Unidade Materno-Infantil do HU-UFS (fotos: Adilson Andrade e Schirlene Reis/Ascom UFS)
Solenidade contemplou a inauguração da Unidade Materno-Infantil do HU-UFS (fotos: Adilson Andrade e Schirlene Reis/Ascom UFS)

Foi inaugurado nesta terça-feira, 28, o prédio da Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além dos gestores da universidade, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, participaram da solenidade.

Para o ministro, a inauguração permitirá que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos pelos melhores profissionais do estado. “Creio que o mais importante é que, apesar da pandemia, estamos conseguindo ter algumas vitórias, mesmo com dificuldades de orçamento, com a diminuição na arrecadação de tributos federais, a vitória está na finalização da construção civil do prédio. Depois vem a prioridade de equipar todo o prédio e, sobretudo, servir a comunidade e treinar os alunos oriundos da UFS para que ajudem a sociedade”, declarou.


Momento de descerramento da placa de inauguração
Momento de descerramento da placa de inauguração

“A população será atendida pelos melhores profissionais do mercado, que são os professores da UFS, os tutores, os preceptores que estão à frente do ensino. Certamente os usuários do SUS terão uma oportunidade muito grande de possuir o melhor atendimento da região”, comentou Milton Ribeiro.

As instalações do prédio começaram a funcionar gradativamente desde janeiro deste ano, quando alguns serviços foram realocados no térreo e no terceiro andar da unidade, sendo que a entrega da obra já completa ocorreu em junho de 2021.

A inauguração da Unidade Materno-Infantil é resultado do empenho da gestão da UFS, da Ebserh e do HU em melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e em ampliar os espaços para ensino e pesquisa de excelência.


Mesa da solenidade composta por gestores federais, estaduais e municipais
Mesa da solenidade composta por gestores federais, estaduais e municipais

Contratualização

De acordo com o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, o próximo passo é garantir a contratualização com o gestor local do SUS para o pleno funcionamento dos serviços oferecidos pela Unidade Materno-Infantil do HU-UFS. “Estamos com o prédio da Unidade Materno-Infantil pronto, é uma unidade de muita qualidade em termos de infraestrutura. Agora é uma fase de poder cumprir com a tarefa de mobiliar o prédio, com hotelaria e a parte dos equipamentos, mas principalmente duas coisas devem ser feitas: a garantia de contratualização, pois os pacientes são regulados pelo gestor do SUS, e a contratação de mais profissionais para atender nessa unidade, que é de muita qualidade e vai fazer muito bem para a formação de pessoal e para a sociedade”, explicou o presidente da Ebserh.

“Essa contratualização tem que ser conversada, espero que se resolva rapidamente, pois parede, piso e equipamentos não definem tudo. Quem resolve são as pessoas. O prédio é de uma qualidade muito boa, superior, e os usuários do SUS serão com certeza muito bem atendidos”, ressaltou Oswaldo Ferreira.


A inauguração da Unidade Materno-Infantil é resultado do empenho da gestão da UFS, da Ebserh e do HU
A inauguração da Unidade Materno-Infantil é resultado do empenho da gestão da UFS, da Ebserh e do HU

A Unidade Materno Infantil tem cinco andares para realizar procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Atualmente, o térreo do prédio abriga o Ambulatório da Saúde da Mulher, que conta com oito salas de consultório e oferta as especialidades ginecologia; obstetrícia; cardiologia e endocrinologia para gestantes; e fisioterapia uroginecológica. As pacientes também podem marcar e realizar alguns exames ginecológicos.

Comunidade universitária

O reitor da UFS, Valter Santana, comentou que a Unidade Materno-Infantil é um sonho da comunidade universitária desde que o curso de Medicina da UFS iniciou as atividades no Campus Aracaju. “Nossos alunos não tinham um espaço onde eles pudessem fazer a prática, nossos residentes faziam via convênio e, agora, com a entrega do prédio, teremos não só um espaço adequado para a formação qualificada de recursos humanos para a saúde, mas um espaço de atendimento, não especificamente materno, mas para a mulher”, pontuou.

“Essa Unidade é muito mais do que uma maternidade, ela recepcionará a mulher, não só para o parto, mas em intervenções específicas para o público feminino. A gente fica muito feliz, é uma obra que se alongou por dificuldades, mas que está pronta para servir à população. Temos ainda alguns passos para a pactuação com os gestores. É um equipamento que já está ofertando serviços para a população, com pediatria, consultas. A ideia é ampliar as atividades oriundas dessa pactuação, aumentando o rol de serviços já ofertados pelo Hospital Universitário”, concluiu o reitor da UFS.


Reitor Valter Santana: "A ideia é ampliar as atividades oriundas dessa pactuação, aumentando o rol de serviços já ofertados pelo HU"
Reitor Valter Santana: "A ideia é ampliar as atividades oriundas dessa pactuação, aumentando o rol de serviços já ofertados pelo HU"

Ainda no prédio, no terceiro andar, funciona a enfermaria hospitalar de pediatria, com 14 leitos ativos. Para a operação plena dos demais andares, aguarda-se o resultado de tratativas para contratualização dos serviços com o gestor local do SUS, que pode ser municipal ou estadual.

Além disso, a unidade precisa adquirir mobiliário e outros equipamentos tecnológicos que permitam a prestação desses serviços. No Brasil, a contratualização é uma formalização contratual prevista para a oferta de serviços pelo SUS. Na prática, um gestor municipal ou estadual contrata os serviços de uma instituição de saúde (preferencialmente pública ou sem fins lucrativos) para oferecer novos atendimentos à população ou ampliar aqueles já existentes. No caso do HU-UFS/Ebserh/MEC, a contratualização permite também a ampliação do campo de práticas para alunos da graduação e pós-graduação e para pesquisadores da universidade.


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu o Portfólio da UFS, com diversas ações institucionais
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu o Portfólio da UFS, com diversas ações institucionais

Expectativa

Após a conclusão das tratativas com os gestores locais do SUS para contratualização de serviços, a Unidade Materno-Infantil do HU-UFS/Ebserh/MEC poderá funcionar como maternidade de média e alta complexidade, com capacidade para realizar cerca de 500 partos mensais.

Adquiridos os equipamentos necessários e contratualizados os serviços, a unidade contará com aproximadamente 146 leitos distribuídos entre UTI Neonatal, UTI Adulto (mulher), UTI Pediátrica, leitos de enfermaria e de alojamento conjunto (mãe e bebê).

A solenidade de inauguração ocorreu na Universidade Federal de Sergipe. Antes disso, uma comitiva da Ebserh visitou as instalações da Unidade Materno-Infantil, onde foi recebida pela equipe do HU-UFS. Participaram da solenidade o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, representando o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o deputado estadual Zezinho Sobral, representando a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese); e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 28 de setembro de 2021, 16:04
Notícias UFS