Sex, 22 de outubro de 2021, 15:09

Do PET ao pós-doutorado: estudante da UFS ganha única bolsa de pós-doutorado ofertada para a área de Geografia Humana no Brasil
Oriundo do campus de Itabaiana, jovem vai estudar na USP

Alyson Fernando Alves Ribeiro, 33 anos, conquistou a única bolsa de pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ofertada para a área de Geografia Humana no Brasil. A bolsa contempla um estágio na França no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) - cooperação bilateral Brasil-União Europeia para a governança fundiária. Seu pós-doc encontra-se em andamento na Universidade de São Paulo (USP).

Na modalidade PDJ (Pós-doutorado Júnior), a bolsa destina-se a recém-doutores. A pesquisa a ser desenvolvida intitula-se “Território Ambiente e Políticas Públicas: Projeto Regulariza Amazônia”.

“A universidade, enquanto campo político, social e acadêmico, atua pela pesquisa, ensino e extensão, tríade essa que é a sinergia do ensino superior. Toda minha trajetória acadêmica desde a iniciação científica, mestrado, doutorado e agora pós-doutorado foi calçada com bolsa de estudos que permite a vivência e a realização da pesquisa científica”, diz o estudante.

Alyson Fernando Ribeiro: força e legado da Geografia de Itabaiana como referências científicas. (foto: arquivo pessoal)

O jovem formou-se na graduação em Geografia da UFS, campus de Itabaiana, em 2009. No ano seguinte, no segundo período, obteve aprovação na seleção da primeira turma do Programa de Educação Tutorial (PET- Geografia) tendo como orientadora Josefa de Lisboa Santos. Em 2014, fez mestrado na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em 2016 retornou à UFS no doutorado, novamente orientado pela professora Josefa, a quem faz questão de mencionar.

“No segundo período do curso de Geografia, tinha dentro de mim uma necessidade grande de fazer parte de um grupo de pesquisa. Neste contexto, uma professora mudaria minha vida completamente: Josefa de Lisboa Santos, filha de camponeses da Colônia 13 (Lagarto-SE), professora da disciplina História do Pensamento Geográfico – HPG”, rememora. “A professora Josefa tem um significado ímpar na minha trajetória acadêmica”.

Para a professora, Alyson "soube usufruir daquilo de melhor que a universidade brasileira pôde lhe oferecer".

"Ele sempre se desafiou e nos desafiou. Voltou para UFS/PPGEO com a proposta de investigação sobre o mercado de terras, com a análise dos programas de regularização fundiária da Amazônia. Eu tenho muito orgulho da vontade de aprender de Alyson, me sinto muito honrada em tê-lo ao meu lado na vida, no nosso laboratório, na UFS”, afirma.

A carreira de Alyson como pesquisador também inclui estágios fora do país. Em 2017, foi selecionado como Bolsista de Excelência da Secretaria de Relações Exteriores do Governo do México (SER-MEX) e, em 2018, foi aceito para estágio doutoral na Universidad de Alicante (Espanha), onde foi possível realizar seu doutorado na modalidade sanduíche.

Num contexto de menos recursos para a produção científica no país, a conquista de Alyson revela muito sobre sua formação.

“O Brasil perpassa por uma eutanásia na produção científica. O CNPq vivencia um momento de desmonte estrutural. Só pagará bolsas a 396 dos 3.080 doutorados e pós-doutorados que foram aprovados para 2021. Isso significa que só 13% dos projetos de pesquisa aptos a receber bolsas de fato receberão”, analisa o estudante.

“Este cenário e a conquista da bolsa de pós-doutorado, bem como o trilhar de minha vida acadêmica enquanto professor-pesquisador, demonstram a força e o legado do curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe do campus Alberto Carvalho como referências científicas”, complementa.

“Um campus fruto da necessidade de democratização do ensino superior público. Um campus no Agreste sergipano que, mediante a iniciação científica, encorajou um jovem pesquisador a lutar com bravura pelos seus sonhos acadêmicos”, finaliza.

Jaynne Pereira (Estágio Supervisionado em Jornalismo)

Luiz Amaro (edição)